Chamada para o V Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura

A Rede Design e Opressão, formada em 2020, nasce do compromisso com novas formas de engajamento crítico e com a ampliação das possibilidades de construção de relações emancipatórias através do design. Por isso, é com prazer que o grupo convida a comunidade acadêmica, pesquisadoras(es), estudantes e pessoas interessadas a participarem do V SEMLACult – Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura com o tema “Epistemologias do Sul, Práticas Decoloniais e Diálogos Sul-Sul: Culturas e Territórios na América Latina Contemporânea”, que acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de abril de 2026, de forma presencial, nas dependências da UNILA e UNIOESTE, em Foz do Iguaçu/PR, na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai.

O SEMLACult tem uma longa e consolidada trajetória no fomento de pesquisa sobre cultura em suas diversas ramificações no território da América Latina. Nesta quinta edição, o evento está dividido por Salas Temáticas para facilitar a organização dos debates. 

A proposta da Rede DO ST-G02 — Design e Libertação: Práticas de Reexistência no Brasil e na América Latina é aproximar os debates culturais do campo do design desde uma perspectiva latino-americana. Isto é, compreender o design no campo ampliado da cultura, uma vez que práticas projetuais não apenas materializam objetos, mas produzem sentidos, narrativas, modos de vida e disputas simbólicas, dialogando diretamente com os estudos culturais latino-americanos. 

📅 Data limite para submissão: 01/03/2026
📝 Inscrições Sala G ST-G02: https://claec.org/semlacult/simposios-tematicos/
🔗 Mais informações: @claecult

Serão aceitos os seguintes formatos de trabalhos, em português e/ou espanhol:

Resumos expandidos: mínimo de 02 páginas e máximo de 05 páginas.

Relatos de experiências: mínimo de 02 páginas e máximo de 05 páginas.

Cartas pedagógicas: mínimo de 02 páginas e máximo de 05 páginas.

Artigos completos: mínimo de 07 páginas e máximo de 25 páginas.